sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TWITTEIROS COLETAM DOAÇÕES E REALIZAM PARADA CULTURAL


Evento na periferia da cidade reúne usuários da internet em ação coletiva de solidariedade e arte
Internautas no Acre estão se mobilizando em iniciativas de educação, cultura e solidariedade. O movimento nacional denominado Encontro de Twitteiros Culturais (ETC_Acre), fixou raízes no Estado e já promove as primeiras iniciativas sociais. Usuários do Twitter – microblog em 140 caracteres – descobriram que unindo forças é possível ajudar na construção de políticas públicas, ultrapassando a interatividade das redes sociais. Um exemplo disso será a Parada Cultural, evento agendado para o dia 27 de novembro, a partir das 14h, no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho.
A idéia é realizar uma tarde de eventos e, com ajuda de voluntários serão promovidas atividades culturais, shows de bandas acreanas, forró para a terceira idade, apresentação de grupos de artes maciais (capoeira, kung fu), contação de histórias, recital de poesias, e um bazar. A iniciativa celebra um ano de atividades do ETC_Acre, que vem promovendo debates públicos sobre a realidade local.
A expectativa é coletar o maior número possível de roupas e sapatos usados. As doações para o bazar podem ser entregues nos parceiros: Loja Zinguer (Galeria 5), loja Banho de Cheiro (Bosque), Unimed, Arajújo (Aviário e Tangará), Livraria Nobel e Polícia Militar, Ministério Público Estadual (MPE). Esse será o segundo evento em que os twitteiros saem da frente dos computadores e vão para a periferia da cidade, colaborar com pessoas mais carentes.
O inicio da idéia – Em Rio Branco, jornalista Andréa Zílio é precursora da idéia de unir internet e solidariedade. O primeiro evento foi o Flash Mob – iniciativa instantânea que resultou na arrecadação de bastantes roupas e agasalhos para o Lar dos Vicentinos e instituições de amparo às crianças – com ajuda dos meios de comunicação. Tudo foi organizado a partir do Twitter.
“O Flash Mob Solidário, nossa primeira ação, foi idéia do Adaildo Neto (webdesigner). A partir daí, pensamos em unir arte e solidariedade. A proposta foi muito bem aceita e muita gente começou a colaborar acrescentando novas idéias, o que é a grande marca de nossas atividades: uma construção conjunta”, conta Zílio. Aliado a isso, a jornalista era freqüentemente convidada a conhecer o trabalho de artistas locais.
Várias mãos - Hoje o ETC_Acre tem uma coordenação que apenas organiza os eventos, mas é construído por diversas mãos de twitteiros, que sempre estão dispostos a colaborar, nada é feito somente por uma pessoa. E tudo segue em acordo com o ETC_Brasil, base geral desse movimento que já é realidade em diferentes estados e países.
E não são apenas internautas que ajudam. Todos podem fazer suas doações de maneira espontânea. No dia do evento além de levar calçados e roupas, quem quiser mostrar sua arte e ser voluntário basta procurar o grupo de trabalho. 
SERVIÇO:
Obtenha mais informações no Twitter do evento (www.twitter.com/@ETC_Acre), ou pelo fone celular: 68 9977 8155.
SAIBA MAIS, AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário