segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ACRE FAZ CASAS POPULARES SEM ESTRUTURA

Familias abandonam casas doadas pelo Governo.


São moradores retirados da área onde está sendo construída a ponte sobre o Rio Juruá. Em um conjunto a 9 quilômetros da cidade eles reclamam da falta de transporte, escola e atendimento de saúde.


São famílias pobres, a maioria morava no Bairro da Lagoa no centro da cidade às margens do Rio Juruá. Viviam de pequenas vendas como espetinho e picolé, além da ajuda do dinheiro do Bolsa Família. Mas a base da sobrevivência segundo os moradores, era a pesca no Rio Juruá. Eles foram remanejados pelo Governo do Estado, para o Conjunto Novo Miritizal localizado na Rodovia AC-405 a cerca de 9 quilômetros da cidade.


Muitas casas estão fechadas, alguns moradores que não conseguiram venda, abandonaram as residências deixando para trás a placa com o anúncio (vende-se). Outras já estão ocupadas pelos novos donos, geralmente pessoas empregadas e que dispõem de transporte próprio.


Os moradores se sentem prejudicados com a mudança. Alguns relatam que o governo pensou apenas em retirá-los de suas moradias sem levar em consideração as conseqüências que sofreriam. Sem linha de ônibus regular, eles contam que são obrigados a pagar táxi, ou mototaxi para chegar à cidade ou para se deslocar a um centro de saúde. Muitas crianças já desistiram da escola também pela falta de transporte.


O desempregado Sebastião Rodrigues da Silva, 38 anos, disse que por muitos dias não tem dinheiro sequer para comprar a comida dos filhos, ‘‘eu preferia ter ficado morando no Bairro da Lagoa. Quando não tinha comida em casa eu pegava o material de pesca e ia para o rio sem gastar nada. Aqui para pescar tenho que gastar R$ 20 reais só com transporte, ainda não fui embora porque não tenho para onde ir”, relata.


Os moradores também reclamam da falta de segurança, eles contam que é alto o consumo de drogas e bebida alcoólica que tem gerado muita violência, deixando as famílias assustadas.


Da redação do Tribuna do Juruá com informações de Francisco Rocha

Um comentário:

  1. gostaria de sabe quando e que o governo vai entrega as casas em rio branco ja faz quaze 3 anos e não tem nem previsão acho que so vão entrega ser o pt ganha

    ResponderExcluir