terça-feira, 18 de maio de 2010

RESPEITEM A CAPOEIRA

Capoeiristas travam luta corporal na frente de crianças e adultos desafiando autoridades policiais. As rodas de brincadeira da arte parecem ter sido transformadas num lugar para derramar sangue e ringue de vingança pessoal.

Alguns "supostos capoeiristas" acreanos estão deturpando conceitos históricos, ancestrais de uma arte marcial (afro-brasileira), que teve origem entre escravos africanos e brasileiros, como forma de libertação dos senhores.

Circulam na internet imagens no Youtube – canal de vídeos - de uma luta corporal entre três capoeiristas durante um batizado para crianças e adolescentes que era prestigiado por diversas pessoas.

Tudo acontecia normalmente até um dos capoeiristas provocar outro colega com socos, pontapés; os demais decidem se vingar e começa a pancadaria, até ambos irem ao chão e depois aparecerem nas imagens com as roupas completamente sujas de barro.

Enquanto isso alguns capoeiristas tentam impedir a guerra entres eles, mas são probidos. Os demais graduados, ou mais experientes, continuam tocando os instrumentos como estivessem incentivando a luta quase que sangrenta.

Quem viu a luta comentou. “O evento era um batizado de crianças e adolecentes. Quando um pai procura um professor de capoeira ele espera que seus filhos aprendam coisas boas... E o que teve de bomm ai??? depois que nao se consequem apoio culturais perante a sociedade, e ficam maginalizados como esporte sangrento ai acham ruim. Pensem nisso!! se tem rivalidades resolvam isso em casa, nao em eventos publicos.” (sic), diz um internauta.

Podiam pelo menos respeitar o publico que ali estavam presente, quando se e aluno se sabe disso, quando e telespectador isso causa trauma e se algum desses pais tinha vontade ou ate coragem de deixar seus filhos fazerem parte de uma cultura Brasileira com certeza pensaram duas vezes "sera que meu filho se tornará um deles"... se voces são mestres ou contra-mestre pensem nisso. PESSOAS IQUAL A ESSES DEVERIAM SER BANIDOS DE TODOS OS ESTILOS DE LUTAS.” (sic) comenta outro internauta.

Outro usuário do Youtube escreveu. “capeoira é arte , luta brasileira. existe a luta , sem que se perda a exencia do jogo ,da ginga , da troca . dessa forma fica feio , virou briga de rua , no final da troca se comprimenta . A luta da capoeira existe mais nao pode se mascarar com a violencia!”, (sic).

Os capoeiristas não foram identificados. O vídeo pode ser removido da internet a qualquer momento após publicação dessa reportagem.

Não se conhece nenhum tipo de investigação policial ou judiciária no sentido de impedir e punir as pessoas envolvidas nas agressões durante uma roda de capoeira. A Liga ou a Federação acreana de capoeira não foram localizados para se manifestar sobre o assunto.

Os autores originais do video decidiram remover o conteúdo do Youtube depois que revelamos à violência, mas já era tarde, a editoria do blog salvou as imagens numa outra conta na internet.

VEJA O VIDEO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário