sábado, 27 de março de 2010

PLANTIO DE MACONHA NA RESERVA CHICO MENDES

Policiais apreenderam mais de 100 quilos de maconha guardados em sacos prontos para comercialização

Produtores rurais estão substituindo o extrativismo, criação de pequenos animais e agricultura familiar por um negócio mais rentável e lucrativo, para eles. Sem temer as autoridades policiais, famílias brasileiras estão cultivando maconha em suas propriedades, como se fossem pés de alface, ou couve. No último fim de semana, policiais descobriram um plantio na Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada na cidade de Xapuri, Acre, fronteira com a Bolívia.

A Resex Chico Mendes tem uma área de 970.570 ha, abrange os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco, onde vivem cerca de 2 mil famílias em aproximadamente 60 comunidades, ou seringais de cultivo. O local passa por um litígio político internacional com a Bolívia, que ameaça expulsar mais de 3 mil moradores. Na faixa de 50 quilômetros de fronteira entre os dois países o governo do cocalero Evo Morales, pretende redistribuir as terras ocupadas a campesinos locais – justamente para o cultivo da folha da coca.

Há três anos jornais do país descobriram que a pecuária avançava sobre a floresta que era pra ser preservada na Resex. Vinte e dois anos depois do assassinato do líder seringueiro, Chico Mendes, símbolo da defesa da floresta, a área desmatada na unidade de conservação federal que leva seu nome cresceu 11 vezes e o gado, que não deveria estar lá segundo o projeto original, chega a quase 10 mil cabeças. A reserva ganhou notoriedade internacional também após a morte do ambientalista e seringueiro.

Sem a produção extrativista dos seringais, e políticas de desenvolvimento sustentável eficientes, as famílias agora estão gerando renda a partir do plantio de maconha. Cannabis, tipo sativa, foi descoberto por uma equipe comandada pelo delegado de policia civil, Adriano Carrasco, titular da Delegacia de Repressão ao Entorpecente - DRE. Eles apreenderam 233 kg de maconha na reserva Chico Mendes.

Continue lendo o texto no site da
AGENCIAC.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário