sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

APAGÃO NO ACRE E RONDÔNIA

Nayanne Santana

O apagão que deixou os Estados do Acre e de Rondônia sem energia elétrica na sexta-feira, 08, foi ocasionado por um problema num disjuntor do linhão que fica localizado no município de Vilhena (RO).

Como o apagão teve início em Vilhena. A Eletronorte informou que todos os municípios de Rondônia e onze municípios do Acre ficaram sem energia elétrica. Onze cidades acreanas não foram afetadas porque são abastecidas com energia gerada por meio de geradores da Guascor.

Enquanto os consumidores aguardavam o restabelecimento dos serviços elétricos o centro da cidade enfrentava um caos. Motoristas, ciclistas e pedestres tentavam trafegar pelas principais avenidas da cidade sem que se envolvessem em algum tipo de acidente.

A falta de energia também ocasionou a suspensão dos trabalhos em órgãos públicos e privados. Algumas agências bancárias funcionavam com auxílio de geradores de energia, mas a maior parte dos clientes enfrentou tumulto para conseguir realizar transações bancárias.

Os telefones do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do CIOSP apresentaram pane e não recebiam a ligações.

O apagão desta sexta-feira demonstrou a vulnerabilidade ao qual o Acre está exposto depois que a termoelétrica local foi desativada.

A gravidade do problema preocupava não apenas os consumidores locais, mas também os funcionários da Eletronorte. No final da manhã o engenheiro da estatal, João Neves, chegou a dizer que não poderia informar o tempo em que as cidades ficariam com o abastecimento interrompido.

A princípio estimou-se que os dois estados ficariam sem energia por mais de 12 horas, até que o serviço se restabelecesse aos poucos.

O abastecimento de energia foi restabelecido por volta das 14h30min da tarde desta sexta-feira, mas ao longo da tarde foram registradas várias quedas de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário