terça-feira, 10 de novembro de 2009

POLICIA FEDERAL DO ACRE LANÇA PROGRAMA PARA REDUZIR EMISSÕES DE GASES



PF dimensionou quantas árvores o órgão precisaria plantar para neutralizar as emissões provocadas por atividades como transporte, viagens, uso de papel e de energia elétrica.

A superintendência da Policia Federal do Acre, vai plantar 1.500 mudas de árvores de diferentes espécies, como forma de compensar a redução das emissões de gases e poluentes responsáveis pelo aquecimento global. Espécies como Açaí, Cedro, Copaíba, Ipê, Mogno, Jatobá, Ingá, Andiroba, Amarelão, Paricá, Baginha e Cacaui serão cultivadas em três cidades do estado.

O programa nacional Carbono Neutro, como foi denominado, será lançado na próxima quinta-feira, 12, nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. De acordo com nota enviada à imprensa pela assessoria da SPF no Acre: “o plantio de árvores no ano de 2009 tem como objetivo neutralizar as emissões de gás carbono (GEE - Gases do Efeito Estufa) referentes ao ano de 2008, através do plantio de mais de 40 mil mudas de árvores em todo o país. Com uma atitude pioneira, a Polícia Federal elaborou o seu próprio Inventário das Emissões de GEEs. O estudo sobre as emissões de GEEs produzidos pelas atividades da Polícia Federal dimensionou quantas árvores o órgão precisaria plantar para neutralizar as emissões provocadas por atividades como transporte, viagens, uso de papel e de energia elétrica.”

Segundo a superintendencia da PF estadual, o plantio de árvores minimiza a ação destes gases, além de recompor a biodiversidade. As árvores plantadas seqüestram parte do carbono da atmosfera por meio da fotossíntese, fixando-o em sua biomassa. É a chamada neutralização de carbono. Com a execução deste programa a Polícia Federal revela visão de sustentabilidade e contribui nos esforços mundiais para a preservação do meio ambiente.

Para o lançamento do programa no estado estão previstas solenidades no dia 12 em três cidades:

* Rio Branco: 7º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército localizado na avenida Nações Unidas, nº 2100, Estação Experimental às 9h30min;

* Epitaciolândia: 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, às 9h30min;

* Cruzeiro do Sul: Escola de 1º Grau Santa Luzia, Igarapé Canela Fina, Ramal Santa Luzia, as 8 horas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PF/AC.
Tel.: (68) 3212-1265/3212-1200


Nenhum comentário:

Postar um comentário